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1. Identificação
Tipo de ReferênciaTese ou Dissertação (Thesis)
Sitemtc-m16d.sid.inpe.br
Código do Detentorisadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S
Identificador8JMKD3MGP7W/3996485
Repositóriosid.inpe.br/mtc-m19/2011/02.28.13.08
Última Atualização2011:06.20.16.32.03 (UTC) administrator
Repositório de Metadadossid.inpe.br/mtc-m19/2011/02.28.13.08.13
Última Atualização dos Metadados2018:06.05.04.24.23 (UTC) administrator
Chave SecundáriaINPE-16861-TDI/1765
Chave de CitaçãoManelliNeto:2011:EsReEs
TítuloEstudo de requisitos e especificações para a tolerância a falha simples do sistema de controle de atitude da plataforma multimissão
Título AlternativoA study of requirements and specifications for single fault-tolerance of the multi-mission platform attitude control system
CursoCMC-SPG-INPE-MCT-BR
Ano2011
Data2011-04-01
Data de Acesso23 maio 2024
Tipo da TeseDissertação (Mestrado em Mecânica Espacial e Controle)
Tipo SecundárioTDI
Número de Páginas207
Número de Arquivos1
Tamanho2699 KiB
2. Contextualização
AutorManelli Neto, Humberto
GrupoCMC-SPG-INPE-MCT-BR
BancaRicci, Mario Cesar (presidente)
Souza, Marcelo Lopes de Oliveira e (orientador)
Carrara, Valdemir
Moreira, Fernando José de Oliveira
Endereço de e-Mailh.mnll.nt@gmail.com
UniversidadeInstituto Nacional de Pesquisas Espaciais
CidadeSão José dos Campos
Histórico (UTC)2011-02-28 13:10:11 :: h.mnll.nt@gmail.com -> supervisor ::
2011-02-28 14:28:39 :: supervisor -> yolanda ::
2011-03-10 13:35:23 :: yolanda -> h.mnll.nt@gmail.com ::
2011-05-27 17:54:19 :: h.mnll.nt@gmail.com -> yolanda ::
2011-06-13 14:20:37 :: yolanda -> ricardo ::
2011-06-20 16:32:03 :: ricardo -> viveca@sid.inpe.br ::
2011-08-03 18:10:48 :: viveca@sid.inpe.br -> administrator :: -> 2011
2018-06-05 04:24:23 :: administrator -> :: 2011
3. Conteúdo e estrutura
É a matriz ou uma cópia?é a matriz
Estágio do Conteúdoconcluido
Transferível1
Palavras-Chavefalhas
tolerância a falhas
sistema de controle
confiabilidade
disponibilidade
dependabilidade
falure
fault tolerance
dependability
availability
reliability
control system
ResumoEm muitas aplicações de engenharia, a Confiabilidade é uma das mais importantes características. Os aspectos em torno da Confiabilidade desempenham um papel essencial em projetos de aeronaves, espaçonaves, automóveis, sistemas médicos e bancários, etc., evitando perdas de vidas e propriedade. Os sistemas altamente confiáveis são projetados para operarem continuamente mesmo sob ameaça de riscos externos e falhas internas. Não obstante, Confiabilidade não é a única característica almejada por sistemas modernos: Disponibilidade, Integridade, Proteção e Segurança são sempre partes da mesma especificação, com o mesmo nível de importância da Confiabilidade. Este trabalho estuda os requisitos e especificações para a tolerância a falha simples do sistema de controle de atitude da Plataforma MultiMissão. Para cumprir os seus objetivos, o trabalho começou por uma revisão teórica de definições e conceitos. A seguir, foi feita uma revisão histórica de soluções adotadas no passado. Em seguida, os requisitos de um projeto espacial foram selecionados. Começando de um senso mais amplo das definições, o trabalho aplicou os conceitos discutidos em dois estudos de caso. Para solucionar os requisitos levantados, duas soluções de arquitetura foram propostas: duplo-simplex e a triplo-simplex. As duas soluções constituíram-se nos estudos de caso do trabalho. As soluções foram analisadas usando-se Árvores de Falhas, simuladas através de MATLAB/Simulink$\textregistered$ e então comparadas. Como conclusão, diferente do que se esperava no começo, a comparação não levou ao completo descarte de uma das soluções, mas sim no entendimento de que ambas são válidas mas para cenários de projeto diferentes. ABSTRACT: On several engineering applications, high reliability is one of the most wanted features. The aspects of Reliability play a key role in designing aircraft, spacecraft, automotive, medical, banking, etc., systems; because it may avoid loss of life, property, or costly recalls. The highly reliable systems are designed to work continuously, even upon external threats and internal failures. Nevertheless, Reliability is not the only requirement for a modern system. Other features as Availability, Integrity, Security and Safety are always part of the same technical requirements, in the same level of importance. This work aimed at studying the requirements and specifications for single fault-tolerance of the attitude control system of the Multi-Mission Platform. To accomplish its intent, the work started by a theoretical review of definitions and concepts. Then, a historical review of adopted solutions was conducted. After that, the requirements of a spacecraft project were selected and/or written. To solve the listed requirements two architecture arrangements were proposed: the triple-simplex and the double-simplex architectures. These two architectures became the two case studies of the work. The case studies were analyzed using Fault Trees, simulated using MATLAB/Simulink$\textcopyright$, and then compared. In the end, as conclusion, the comparison between two architectures has shown that none of them could be discarded, in the sense that it could not be useful for any application. Au contraire, the comparison has highlighted the advantages and disadvantages of both architecture; and it has indicated the applications they are more suitable for.
ÁreaETES
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Originais/@4primeirasPaginas.pdf 09/06/2011 12:49 480.2 KiB 
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Originais/Humberto Manelli Neto revB.doc 01/06/2011 13:31 3.0 MiB
Originais/Humberto Manelli Neto revB.pdf 01/06/2011 13:27 2.1 MiB
publicacao.pdf 20/06/2011 12:15 2.6 MiB
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4. Condições de acesso e uso
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Idiomapt
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Grupo de Usuáriosadministrator
h.mnll.nt@gmail.com
ricardo
supervisor
viveca@sid.inpe.br
yolanda.souza@mcti.gov.br
Visibilidadeshown
Detentor da CópiaSID/SCD
Permissão de Atualizaçãonão transferida
5. Fontes relacionadas
Repositório Espelhosid.inpe.br/mtc-m19@80/2009/08.21.17.02.53
Unidades Imediatamente Superiores8JMKD3MGPCW/3F2UALS
Lista de Itens Citandosid.inpe.br/bibdigital/2013/10.14.00.13 1
DivulgaçãoBNDEPOSITOLEGAL
Acervo Hospedeirosid.inpe.br/mtc-m19@80/2009/08.21.17.02
6. Notas
Campos Vaziosacademicdepartment affiliation archivingpolicy archivist callnumber contenttype copyright creatorhistory descriptionlevel doi electronicmailaddress format isbn issn label lineage mark nextedition notes number orcid parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress readergroup readpermission resumeid rightsholder schedulinginformation secondarydate secondarymark session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype url versiontype


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